Oi galerinha leitora do nosso blog, hoje resolvi falar um pouco sobre o Chaves.
Quem aqui, nunca assistiu um episódio de Chaves? Acho que ninguém certo? Bom, se você ai que ta lendo agora nunca assistiu, sinto lhe informar amigo, mas você não teve infância.
O Seriado Mexicano que começou ser exibido nas telinhas em 20 de junho de 1971 e janeiro de 1980, veio marcando presença em boa parte dos Brasileiros, Mexicanos e milhares e milhares de pessoas, com seu enredo que gira em torno das aventuras e atrapalhadas de Chaves, um orfão humilde que mora em um barril, e de outros moradores de uma pequena vila.
O seriado que foi criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños, na verdade foi um que podemos chamar de "esquete" do Programa do Chespirito.
Poucas pessoas ao se encantarem nas graças e comédias do Chaves, talvez nunca notaram alguns mistérios existentes nos Episódios, como por exemplo, o fato de niguem saber quem são os pais do Chaves, ou porque cada criança da vila tinha apenas 1 responsavél, por exemplo, Quico - Dona Florinda, Chiquinha - Seu Madruga, e o mesmo com Seu Barriga e seu filho.
Outra curiosidade legal, todos nós lembramos do Jaiminho Carteiro (Raúl Padilla) certo? e sua fissura por Tangamandapio sua cidade natal, pois é, essa cidade existe! O nome completo da cidade na verdade é Santiago Tangamandapio, é uma pequena cidade localizada no noroeste do estado de Michoacán, no Mexico com cerca de 25 mil habitantes e fica a 165km de Morelia, capital do Estado.
Em alguns episódios da segundos temporada do seriado chaves, a atriz María Antonieta de las Nieves(Chiquinha) deixa de aparecer, isso porque deixou o programa para cuidar de seu bebê recém-nascido. Durante os episódios da temporada de 1973, incluindo os que provavelmente foram filmados em 1972, observou-se em De Las Nieves que geralmente atuava os papéis femininos e foi a primeira atriz creditada após Chespirito. Com sua ausência, Florinda Meza assumiu o papel feminino nos esquetes, e Chaves e Quico passaram a ser um grande par cômico.
Ja notaram que em alguns episódios o personagem Quico deixa de aparecer?
Isso acontece porque na epoca, o ator Carlos Villagrán, abandonou o grupo no auge do sucesso o que causou uma certa revolta a María Antonieta.
"Na melhor época do grupo, estávamos tão ocupados trabalhando, fazendo programas de TV, que não podíamos ir trabalhar em tudo o que nos pediam em toda a América Latina. E ele, graças ao programa, explorou a nossa imagem – perdão que eu o diga assim, mas sempre falei isso de maneira clara. E ganhou o que quis com o nome do personagem, trabalhando fora da vila do Chaves, o que nós não tínhamos tempo de fazer."
María Antonieta de las Nieves (Chiquinha)
A saída de Maria Antonieta. Não foram só Quico e Seu Madruga que resolveram sair do seriado. Chiquinha (María Antonieta) também teve sua fase "rebelde". Foi no ano de 1974. No entanto, retornou um ano depois. Isso explica a quantidade razoável de episódios de 'Chaves' nos quais a Chiquinha não aparece.
Carlos Villagrán tentou explicar a sua saida do grupo:
"Começou a haver um pouco de inveja e egoísmo por parte dos outros companheiros, porque o que mais se destacava era o Quico – o personagem Quico, não Carlos Villagrán. Os motivos: o pitoresco, as bochechas inchadas, a forma de chorar... Tudo isso era como que mais chamativo, não? E então começou a haver distanciamento e todo esse tipo de coisas. E, bom, eu... Preferi sair do programa antes que me tirassem. A María Antonieta, por exemplo, sempre teve inveja do personagem Quico. Não sei por quê. Talvez porque ele se destacava mais do que a mesma Chiquinha; então ela foi criando coisas em entrevistas, falando mal do personagem ou de Carlos Villagrán."
Carlos Villagrán (Quico).
Aí está a explicação de Villagrán para sua saída: sentiu que seu personagem era invejado pelos próprios companheiros de grupo e preferiu se retirar antes que o tirassem. Vale lembrar que essa é a visão de Carlos Villagrán. E que os outros contam uma versão diferente para a história. Chespirito, Florinda, Rubén Aguirre (Prof. Girafales) e María Antonieta (Chiquinha) são contra a posição de Villagrán desde sua saída em 1978. Edgar Vivar (Sr. Barriga) não se pronunciou a respeito e Ramón Valdés (Seu Madruga) foi o único que apoiou seu amigo Carlos. Ainda há muitas dúvidas no ar e pontos de vista diferentes. Não existe uma única verdade.
Veja a baixo alguns dos principais personagens.
Logo farei uma continuação das curiosidades sobre Chaves e Chespirito.