terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Pica-Pau!
O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de uma personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo.O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950.[3][4] Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Alguns anos depois, o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho parou de ser exibido em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo parou de exibi-lo definitivamente.
Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h, na mesma forma de sequência de desenhos: Pica-Pau, Picolino e outros, e outro desenho do Pica-pau, durando até março de 2007, quando a Record começa a exibir os episódios da série clássica antiga do desenho às 13h, sendo o primeiros cartoons "Quem Cozinha Quem" e "Hora do Banho". Entre Março e Abril, foram apenas exibidos os episódios da década de 1940, quando foi reprisado novamente. No dia 28 de Abril, foram exibidos pela primeira vez os episódios da Turma do Pica-Pau.
Hoje em dia, o desenho ainda é exibido na Rede Record, porém sofre várias mudanças de horário e algumas vezes os episódios são cortados pela emissora, mas sempre sobra um espaço para o Pica-Pau em sua grade de programação. Porém, na verdade, as constantes reprises do desenho levou queda de audiência, o que leva a crer que a emissora exibe o desenho como tapa-buraco, por que não tem nada a exibir no horário (18-20hs), já que em Grande São Paulo e várias cidades do Estado de São Paulo é exibido SP Record e em seguida o desenho, enquanto o restante do Brasil é só desenho do Pica-Pau.
Muitos dos desenhos do Pica-Pau o envolveram tentando pegar comida, tentando entrar de "penetra" nas festas, ou importunando algum preguiçoso. Como todos os personagens, o design do Pica-Pau mudou em pouco tempo, para algo mais bonito. A obra-prima "O Barbeiro de Sevilha", introduziu o novo visual do Pica-Pau (desenhado por Emery Hawkins), que ficaria desse jeito até o fim dos anos 40.
Em 1944 também introduziu outra importância na carreira do Pica-Pau: seu rival de longo tempo, Leôncio (Wally Walrus), na Praia de Noz (The Beach Nut).
Pica-Pau foi um dos ícones mais populares dos anos 40, e até ganhou uma música feita para ele, entitulada, A Canção do Pica-Pau (The Woody Woodpecker Song). Foi gravada por Kay Kyser, e cantada pir Gloria Wood e Harry Babbit, em 1948. A canção foi um hit de sucesso em junho de 1948 (vendendo cerca de 250.000 discos em 10 dias de lançamento). A música foi usada no longa Wet Blanket Policy, tendo a honra de ser o único desenho a ser nomeado para o Oscar de Melhor Música.
Se isso não é o bastante, Wet Blanket Policy também introduziu um novo co-star, Zeca Urubu (Buzz Buzzard), sempre tentando roubar o Pica-Pau.