A mais antiga profissão registrada na história é também uma das mais apreciadas pelos cineastas. A garota de programa, que cobra por alguns minutos de prazer, é retratada em diversas produções de Hollywood, e também desperta ódio, paixão e, muitas vezes, compaixão por onde passa. Confira a lista com as prostitutas mais famosas da história do cinema que preparamos pra você.
por Lidiane Aires
por Lidiane Aires
1 – Deborah Secco em Bruna Surfistinha (2011):
No difícil papel de Bruna Surfistinha, a atriz Deborah Secco encara diversas cenas de sexo para retratar a história de Raquel Pacheco, uma menina de classe média que saiu da casa dos pais aos 17 anos para encarar a vida como prostituta. Baseado na biografia O Doce Veneno do Escorpião – O Diário de uma Garota de Programa, a trama conta ainda com Drica Moraes e Cássio Gabus Mendes.
2 – Julia Roberts em Uma Linda Mulher (1990):
A excêntrica Vivian, vivida por uma jovem Julia Roberts, é com certeza a prostituta mais lembrada das telas. Sucesso nos anos 90, Uma Linda Mulher retratou o lado romântico (mas não improvável) da profissão, quando um rico homem de negócios (interpretado pelo galã Richard Gere) se apaixona e mostra que o amor é maior do que qualquer preconceito.
3 – Jodie Foster em Táxi Driver (1976):
3 – Jodie Foster em Táxi Driver (1976):
A Jodie Foster adolescente deu o que falar e mostrou seu talento ao protagonizar Íris, uma prostituta de apenas 12 anos que encontra um motorista de táxi (Robert De Niro) interessado em persuadi-la a largar a profissão. A atuação rendeu à Foster dois prêmios BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) nas categorias melhor atriz coadjuvante e melhor atriz estreante, além do Oscar de melhor atriz coadjuvante.
4 – Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961):
Responsável por consagrar Audrey Hapburn nos cinemas, a adaptação da obra de Truman Capote retrata uma acompanhante de luxo de Nova York que procura um homem rico para casar e, depois de cada noitada, sai para gastar o dinheiro em jóias na loja Tiffany. O filme recebeu 2 Oscars na categoria melhor trilha sonora e melhor canção original, além da indicação de melhor atriz para Audrey.
5 – Catherine Deneuve em A Bela da Tarde (1967):
Neste clássico sucesso dos anos 60, Catherine Deneuve vive uma dona de casa jovem e rica que, entediada, resolve dar uma virada em sua vida e tornar-se garota de programa. A atriz francesa, que recentemente completou 68 anos, tornou-se símbolo sexual da época, reputação impulsionada também por sua atuação no filme Repulsa ao Sexo, de 1965.
6 – Nicole Kidman em Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001):
6 – Nicole Kidman em Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001):
O musical sobre um dos mais famosos cabarés franceses traz Nicole Kidman como a exuberante Satine. Na trama (ambientada no final do século 19) ela conhece Christian (Ewan McGregor), um jovem poeta que acaba de se mudar para Paris e, contrariando todas as convenções, se apaixona por ela. Vencedor de 2 estatuetas do Oscar.
7 – Kim Basinger em Los Angeles – Cidade Proibida (1997):
Neste suspense policial ambientado nos anos 50, Kim Basinger faz uma prostituta com jeito de atriz hollywoodiana que se envolve num misterioso assassinato em Los Angeles. Na época com 44 anos, Kim Basinger mostrou que estava com tudo em cima e levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
8 – Mira Sorvino em Poderosa Afrodite (1995):
Com Woody Allen na direção, Mira Sorvino encarna uma prostituta brega e burra que faz filmes pornográficos. Depois de dar o filho à adoção, ela é procurada anos mais tarde pelo pai adotivo da criança, que deseja persuadi-la a largar a vida de garota de programa. O longa rendeu o Oscar de melhor atriz à Mira Sorvino e a indicação de Allen como melhor diretor.
9 – Melanie Griffith em As Aparências Enganam (1994):
Figura carimbada na sessão da tarde, As Aparências Enganam conta com Melanie Griffith como a romântica “V”, uma prostituta que se depara com três garotos que lhe pagam para vê-la nua. Emendando uma amizade com a moça, eles percebem que ela é a mulher ideal para o viúvo e solitário pai deles e dão um jeitinho de juntar os dois.
10 – Richard Gere em Gigolô Americano (1980):
10 – Richard Gere em Gigolô Americano (1980):
Pensou que só as mulheres trabalhavam na indústria do sexo? Pois, neste drama dos anos 80, Richard Gere vive um gigolô muito antes de conquistar Julia Roberts em Uma Linda Mulher, dez anos mais tarde. Na trama, ele se apaixona pela esposa de um político e é acusado de assassinar outra cliente. É a oportunidade ideal para ver Gere no auge de seus 30 aninhos, em muito boa forma.
Fonte: G1.com